Histórico da Instituição

        O Hospital Santa Teresinha foi fundado em 30 de junho de 1935 e o primeiro a ser construído na região, fato que repercutiu positivamente, pois passou a atender toda a população da região do Vale de Braço do Norte, uma vez que naquela época os hospitais mais próximos e que atendiam a este contingente, estavam localizados nas cidades de Tubarão e Criciúma, cujo acesso se dava por meio de rodovias precárias (estrada de chão), percorridas com extrema dificuldade por falta de veículos para o transporte dos pacientes.

        Foi idealizado por um grupo de pessoas que adquiriram um terreno com área de 25.931 m², sobre o qual estava edificada uma casa de alvenaria, local onde o Hospital passou a funcionar. Em dezembro de 1936 foi constituída sua primeira Diretoria assim composta: Presidente – Padre Gregório Locks, Vice Presidente – João Efting, 1º Tesoureiro – Fernando Kindermann, 2º Tesoureiro – Osvaldo Westphall, 1º Secretário – Pedro Michels, 2º Secretário – Frederico Kuerten e Conselho Fiscal - Jacó Martins e Arcângelo Volpato.

       A Diretoria da época contou com um grupo chamado Legião de Cooperados, composto pelas pessoas a seguir nominadas: Clara Gesing Kuerten, Áurea Uliano Kindermann, Mafalda Sandrini Soares e Ferena Schlickmann Michels que muito contribuiu na busca de doações para construção das primeiras instalações do Hospital.

        Em 11 de agosto de 1938 foi publicado o 1º Estatuto da Instituição no Jornal Diário Oficial do Estado.

       Com a união e esforço da comunidade de Braço do Norte, no ano de 1949 foi inaugurada a atual estrutura física do Hospital, que passou a funcionar em sede própria, edificada com a finalidade de atender toda população da região.

       A partir de então, as novas Diretorias que assumiram a instituição, deram continuidade aos processos de solicitação dos títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, bem como, ao Certificado de Entidade com Finalidade Filantrópica, os quais são expedidos até os dias atuais, mantendo rigoroso compromisso de prestação de contas.

       Desde 2007 é contratualizado pela Secretaria de Estado da Saúde, onde cumpre metas físicas e financeiras em relação ao atendimento prestado ao Sistema Único de Saúde – SUS.

       O HST segue em busca constante de atualização e melhoramento dos serviços prestados, sendo pioneiro no Estado, com a criação de um Portal Transparência, que garante a toda sociedade uma prestação de contas e serviços oferecidos pela entidade. Bem como, das informações fundamentais para o desenvolvimento do Município na área da saúde. O Portal Transparência do HST foi lançado em agosto de 2017.

      Braço do Norte é um município pólo na região do Vale, este composto ainda pelos municípios de: São Ludgero, Grão Pará, Gravatal, Rio Fortuna, Armazém, São Martinho e Santa Rosa de Lima. O Município é conhecido como Capital da Moldura e Capital Nacional do Gado Jersey.

       O Hospital Santa Teresinha, mantém sua sede na Rua Jacob Batista Uliano, nº 1.370, cidade de Braço do Norte - SC é mantido pela Associação Beneficente Santa Teresinha, pessoa jurídica de direito privado, de natureza civil e de caráter eminentemente filantrópico (sem fins lucrativos).